como aparar a barba

Aprenda como aparar a barba em casa

Saudações meu caro barbudo! Meus parabéns. Pelo visto você conseguiu cultivar aquela barba de dar inveja, ou mais ou menos isso. Muitos caras por aí encontram dificuldade em deixar a barba crescer por vários motivos, mas não vou falar sobre isso agora. Já que você conseguiu, neste artigo nós vamos falar sobre como aparar a barba!

Sei também que você não quer ir ao barbeiro, talvez por que ache caro ou simplesmente quer ser autossuficiente e saber como aparar a barba em casa. Particularmente eu encaro isso como uma terapia e acredito que todo legionário que se preze tem que saber cuidar da própria cara. Sem falar que é quase uma meditação quando eu vou ao banheiro e aparo a barba. Fico lá com meus pensamentos, curtindo aquele som e me achando “o barbeiro”. Neste artigo aprenda como aparar a barba em casa!

 

Tenha um objetivo

Eu não pretendo te transformar em um profissional, mas vou te ensinar como aparar a barba na sua casa, de maneira que consigamos um resultado bom em um tempo razoável. No começo eu não sabia ao certo como aparar a barba e acabava demorando muito no banheiro, pois ficava indo com cuidado e extrema lentidão. Mas aprendi e vou te passar esse conhecimento milenar. Não tenho essa pretensão toda de ficar enrolando aqui falando de angulação do rosto, posicionamento de espelhos, loção especial pra isso e aquilo, lógico, alguns produtos irei recomendar, porém serei muito prático.

Antes de escolhermos um caminho para percorrer, devemos saber aonde queremos chegar. Filósofo na área?! Rsrs… O que estou querendo dizer é que, primeiro de tudo, você tem que saber qual estilo de barba vai querer para seu rosto, ou até mesmo qual estilo de cavanhaque. Pois bem, escolhido o modelo agora vamos identificar quais materiais e técnicas nós iremos utilizar.

Materiais para aparar a barba

Não precisa se preocupar em comprar aquela máquina hiper máster mega blaster Professional para aparar a barba, e muito menos uma navalha que custa o olho da cara! Já disse que a ideia aqui é simplificar bem as coisas! Se liga na lista de “ferramentas” e suas finalidades:

Pente – Alinhar os fios da barba e também servir como referência para fazer linhas.

Tesoura – Para cortar os fios que a máquina não pega e quando desejamos tirar apenas as pontas, ou fios rebeldes.

Máquina – Mesma função que é destinada para o cabelo: diminuir o tamanho dos fios.

Navalha e Navalhete – Tem a mesma função de um barbeador, porém conseguimos maior precisão no corte. Serve para fazer os riscos e remover os pelos o máximo possível. Utilizado nas áreas onde não desejamos que tenha barba, para acertar as costeletas, bigode e região próxima da boca.

DICA: CLIQUE AQUI  e descubra qual o melhor barbeador elétrico

Técnicas de como aparar a barba!

barba-aparandoAcredito que você chegou aqui sabendo o que deseja fazer e já tem os materiais necessários. A primeira dica que dou é não molhe a sua barba se você não for secar com um secador! Enxugar com a toalha não seca totalmente os fios e isso faz com que o volume natural de seja comprometido. Ou seja: se você aparar a barba com ela húmida, quando ela secar, o resultado pode ser diferente. Então pode sim lavar a barba normalmente, mas depois utilize um secador.

De forma geral, feito tudo isso utilize o pente, não precisa ser tão fino, e não importa o estilo que deseja cortar, penteie a sua barba no sentido que os fios crescem e isso inclui o bigode, caso tenha. Pronto, você acaba de conhecer a sua barba como ela é realmente. Agora vamos para as técnicas.

Aparar apenas os fios rebeldes e o bigode

Depois de ter penteado a barba pegue a sua tesoura e corte todos os fios que ficaram apontando fora do seu rosto. Faça isso várias vezes: penteie e corte, penteie e corte. Assim que concluir essa etapa podemos ir para o bigode. Penteie-o, e com a tesoura ou máquina elétrica corte até a linha da boca. Vire de lado no espelho para identificar os fios rebeldes e acabe com eles também.

Raspando o pescoço

Utilizando uma espuma para barbear, de sua escolha, espalhe o produto apenas na érea que deseja remover os pelos. Pegue o navalhete ou o barbeador estilo “presto barba“ e limpe toda a região. Como você quer manter uma barba grande não precisa se preocupar tanto quanto ao desenho da barba nessa região. Apenas certifique-se de que as regiões próximas das orelhas fiquem bem aparadas. Para facilitar isso e não deixar um aspecto artificial na barba, apenas continue a linha da própria barba, removendo apenas os fios que impedem que o desenho fique bem demarcado.

Veja também: Aparador de barba, qual o melhor?

Barba cerrada ou por fazer

linhas-da-barbaNeste caso iremos utilizar a máquina com um pente muito baixo. Não tem segredo, é só passar a máquina sem fazer muita força. Se o volume de fios for muito grande penteie a barba, desta vez no sentido contrário e passe a máquina por todo o rosto também no sentido contrário do crescimento dos fios. Se quiser pode utilizar o navalhete, para manter as linhas da barba em harmonia. Para isso corte acima do gogó, seguindo mais ou mano as linhas como na foto a lado.

Diminuindo muito o volume

Pode utilizar a mesma técnica da barba cerrada, porém o pente será um número bem maior. Lembre-se de aparar as regiões do pescoço e costeleta.

 

old-dutchCaso o modelo que você escolheu seja muito detalhado, é só analisar bem o estio de barba e misturar as técnicas apresentadas aqui, prestando bastante atenção onde estão as áreas mais volumosas e as regiões onde os fios são mais baixos. Por exemplo, o estilo Old Dutch(foto ao lado), onde a região mais próxima da orelha tem os fios menores nós utilizamos a máquina, com um pente não muito baixo. Já próximo ao pescoço e queixo utilizamos o pente e a tesoura para modelar e aparar os fios.

No final de tudo lave o rosto para tirar os fios cortados e aplique uma loção para hidratar e dar brilho a sua barba. Pronto! Agora é só exibir sua barba por aí. Até breve barbudo.