barba desenhada

Barba desenhada – Como fazer?

Uma opção para quem não quer, ou não pode ter aquela barba cheia e ainda sim prefere manter os pelos faciais, é ter uma barba desenhada. Manter os fios bem curtos, e talvez até uma barba cerrada, possa ser uma opção. Porém isso envolve um pouco mais de cuidado e conhecimento, já você vai precisar utilizar a máquina de barbear e uma lâmina, e ainda ter noção de algumas técnicas de como manuseá-las.

Para acrescentar um pouco mais de conhecimento sobre esse assunto, leia o post sobre como aparar a barba em casa. Nele eu explico um pouco sobre quais situações utilizamos cada equipamento, porém de uma maneira geral, e também as considerações inicias que devemos levar em conta quando decidimos aparar ou desenhar a barba. Aqui eu vou detalhar um pouco mais sobre os procedimentos que serão adotados para se desenhar a barba e principalmente explicar melhor como utilizar a lâmina.

 

Leitura sugerida: Barba falhada.

 

Primeiro deixe a barba crescer

 

barba cerradaIndependente se você vai desenhar ou deixar a barba volumosa, você tem que esperar ela crescer por completo. O que geralmente leva de quatro a oito semanas. É legal esperar esse tempo porque a barba estando completa, se abrem mais opções de cortes e estilos. Como eu já expliquei antes, na região do bigode e do queixo geralmente os fios crescem primeiro, junto com alguns outros que sempre vão se destacando dos demais e que seriam, a grosso modo, os fios que crescem mais rápido no rosto. Seguidos pelos fios que demoram um pouco mais para crescer e as vezes até para aparecer. Sendo assim fica complicado tentar desenhar a barba sem que todos os fios apontem. Pode ficar estranho e geralmente fazer isso muito cedo não tem um bom resultado, sem falar que nem sempre terá um volume significativo de fios para se destacar a obra de arte.

 

Depois escolha o tipo de barba

 

A barba já cresceu? Agora escolha se quer um cavanhaque fininho, uma barba cerrada bem alinhada, ou qualquer outro estilo que te agradea. Até mesmo se quer apenas aparar ou remover os fios em determinadas regiões. Se você não tem muita barba pode optar por um estilo de cavanhaque que combine com qualquer tipo de rosto. Se esse não é o caso desce um pouco mais a página…

 

Preparação

 

Aqui eu vou apenas levantar alguns pontos importantes e de forma bem rápida. No artigo sobre como fazer a barba sem irritar a pele eu explico detalhadamente cada um.

  • Lâmina de barbear – Quanto mais nova possível melhor.
  • Espuma de barbear – No caso de desenhar a barba eu não recomendo a utilização da espuma porque vai cobrir os pelos e dificultar na hora de fazer o alinhamento. Minha sugestão é utiliza um creme de cabelo qualquer com um pouco de água. Isso vai lubrificar um pouco a região onde a lâmina vai passar e ainda sim vai ficar claro o corte que está sendo feito.
  • Aqueça o seu rosto – Para abrir os pores e irritar menos sua pele.
  • Não raspe no sentido contrário – Caso tenha muita irritação apenas não faça.
  • Estique bem a pele – Facilita o corte preciso.

 

 

Barba desenhada.

 

aparar barbaBom, aqui eu vou mostrar uma das várias maneiras que existem para fazer barba desenhada. Independente do estilo que você deseja fazer é só aplicar seus conhecimentos adquiridos aqui, voltados para o “desenho” em questão. A barba estando no tamanho desejado, completa e os materiais estando em ordem, podemos começar! Quem não tem muita prática com a lâmina eu aconselho que inicie a barba desenhada com a máquina. Não será o suficiente pra ela ficar alinhada, mas irá facilitar e muito na hora de utilizar a lâmina. Estão vá sempre com calma e de cima para baixo, pois assim você consegue ver certinho onde a máquina está passando e tem menos chance de cortar onde não deve.

 

 

Dicas de barbear com o navalhete/navalha

 

barba riscadaDepois de concluir com a maquininha nós iremos dar o acabamento com a lâmina. Na hora de usar o navalhete não precisa ter medo de se decolar, apenas tenha em mente três coisas: Faça pequenos movimentos de cima para baixo, nunca raspe na horizontal e não passe ela em cima do gogó. Para limpar o pomo de Adão estique a pele que está em cima dessa região para o lado. Ai sim está tranquilo.

Lembre-se de usar o creme para facilitar na hora de raspar. Eu costumo também sempre colocar uma toalha no ombro para facilitar a limpeza do rosto e da lâmina.

 

desenhar a barbaOutro ponto importante é sempre fazer os cortes em um ângulo de aproximadamente 45° com a lâmina. Mantenha sempre uma empunhadura firme, mas nunca utilize força. Apenas mantenha a firmeza, fazendo movimentos curtos e suaves. Geralmente o pessoal se corta quando pega certa confiança e começa a achar que já está ninja com a navalha. Não caia nessa e fique sempre atento. Depois de concluir olhe seu rosto por todos os lados, se tiver dificuldade tire uma foto de perfil, para checar a simetria do seu corte.

 
 

Pode ser que na primeira, segunda e até terceira vez você ainda não consiga a perfeição. Mas o importante é não desistir, se você realmente quer a barba desenhada. Comece com o simples: apenas alinhando a barba, limpando o pescoço e depois passe para um tipo de barba mais sofisticado. Se estiver com muito medo de estragar o pouco de barba que lhe resta, vá a um barbeiro e veja a técnica que ele utiliza para moldar a sua barba. E treine! Se você errar lembre que logo sua barba volta a crescer.