como fazer a barba

Como fazer a barba sem irritar sua pele!

Saudações meu amigo barbudo. Se você cultivou aquela barba grande porque sua pele se irrita muito fácil quando se barbeia, temos duas opções: cuidar da barba ou aprender a raspar a barba. Isso mesmo, apesar de ensinarmos várias dicas de como manter e cuidar da cabeleira, nó ensinamos a raspar também. Esse artigo é dedicado a quem deseja saber como fazer a barba em casa e não gastar tanto com barbearias.

Como fazer a barba

Deixo a barba porque odeio raspar!

Pra muita gente esse processo é doloroso, incômodo e um pé no saco! Mas não precisa ser assim. Trazemos aqui alguns macetes pra você fazer o barbear da maneira correta, ou da maneira que agrida menos a sua pele. Em quase todos os casos, a região entre o pescoço e o queixo é a que mais sofre. Podendo ficar irritada, com caroços e alguns pelos, quando voltam a nascer, acabam encravando. Realmente fazer a barba para encarar essas condições depois não compensa. Hoje o papo é rápido. Separamos o artigo em 3 partes bem simples. Se liga em como aparar a barba.

Preparação

Inicialmente você deve estar com o material adequado para garantir um desempenho melhor. Não adiante utilizar o mesmo barbeador por dois meses e não querer irritar a sua pele. Vale lembrar que é importante higienizar seus equipamentos para evitar o contato com fungos na sua pele.

Lâmina de barbear – De preferência utilize sempre uma nova, no caso do navalhete, pois o refil é muito barato e quanto mais afiado a lâmina menos o seu rostinho lindo vai sofrer, porque você vai raspá-la menos vezes e com menos força. No caso de outros barbeadores com lâmina, certifique-se de não estar utilizando o mesmo por muito tempo, pois o corte já vai estar ruim.

Espuma de barbear – PELO AMOR DO VIKING BARBA VERMELHA NÃO UTILIZE SABONETE! Esta é uma das dicas mais importantes de como fazer a barba! Além de ressecar a sua pele, logo ele realmente seca no seu rosto dificultando muito o barbear mais rente. A espuma além de hidratar a sua pele serve como um antiaderente para fazer o barbeador deslizar melhor no seu rosto agredindo bem menos a sua pele, limitando o corte apenas aos fios. Nem todas as espumas são boas para todo mundo. Teste qual tem um resultado melhor no seu rosto.

Aqueça o seu rosto – Não é para ascender álcool na cara! Molhe uma toalha e aqueça ela no micro-ondas cerca de um minuto e meio. Depois coloque a toalha no rosto por cerca de dois minutos e só então aplique a espuma e comece a barbear. Outras opções são utilizar um secador de cabelo ou ainda, durante o banho mesmo, deixe escorres bastante agua quente. Isso é muito importante, pois vai abrir os poros dessa sua cara horrível e vai facilitar MUITO o barbear. Você vai perceber que fica mais fácil para raspar os pelos.

como-fazer-a-barba

Como fazer a barba

Juntando um bom material, limpo e afiado, com a técnica, digamos que correta, para esse caso, não tem erro: Seu barbear vai ficar mais agradável!  Isso é fato. Apenas seguindo os passos acima já temos um bom resultado, porém apurando a sua técnica da pra melhorar e muito!

Leitura recomendada: Estilos de barba

Não raspe no sentido contrário – Não é errado, porém se sua pele se irrita fácil, raspar no sentido contrário dos fios prejudica ainda mais o seu rosto, pois agride muito a sua pele e pode favorecer o nascimento de pelos encravados. (Artigo útil: Tratamento para barba encravada)

Comece pelas costeletas – Essa é uma região com poucos pelos, o que a torna mais fácil de barbear. Comece por elas passe pela bochecha e vai descendo até o queixo. Se você utiliza o navalhete ou mesmo uma navalha, faça pequenos movimentos. Limpe o barbeador a cada passada, para tirar os pelos e desentupi-lo, lembrando-se de nunca bater na pia ou algo do tipo, para não estragar o corte. Utilize uma toalha ou papel higiênico para isso. Eu gosto sempre de me barbear com uma toalha sobre os ombros. Assim vou limpando o navalhete.

Estique bem a pele – Não é necessário fazer contorcionismo no banheiro, mas tente esticar ao máximo a pele na região que será barbeada. Isso proporciona um corte mais rente e mais suave.

Passa espuma várias vezes – Se você começou pelas costeletas, provavelmente a espuma na região do pescoço e abaixo do queixo estará seca. Passe a espuma novamente para lubrificar a região e irritar menos.

Agora que você já sabe como fazer a barba:

Após o barbear:
A pior parte já foi – Agora lave o seu rosto para tirar a espuma, de preferência com agua gelada ou fria, para fechar os poros. Isso ajudara a diminuir a irritação da pele.

Vale também utilizar uma loção pós-barba – Elas apresentam algumas propriedades calmantes para a pele, e também proporcionam uma sensação de refrescância.

Isso ai meu caro. Agora é seguir a receita e não sofrer nunca mais com o barbear. Deixe o seu comentário ai se as dicas foram válidas e se gostou ou não.  Se você utiliza uma técnica diferente comente também. Queremos conhecer!