desodorante

Guia de Desodorantes Sem Alumínio

Os desodorantes e principalmente os antitranspirantes contêm sais de alumínio e derivados. Existe um problema muito grave relacionado à presença de alumínio nesses produtos. Alguns especialistas acreditam que o alumínio contido em desodorantes e antitranspirantes podem vir a causar.

Nesse artigo explicaremos um pouco mais a respeito desse assunto importante e te indicaremos alguns desodorantes que não contêm alumínio, sendo, portanto opções mais saudáveis e seguras, principalmente para a saúde das mulheres, que são mais suscetíveis ao câncer de mama.
 

Como funcionam e quais os riscos

A maioria dos desodorantes e antitranspirantes possuem derivados do alumínio em sua composição. Esse alumínio faz uma barreira para impedir ou reduzir a quantidade de liberação de suor.

No caso dos antitranspirantes, este é exatamente o seu trabalho, e no caso dos desodorantes disfarça o seu cheiro. O suor que não tem cheiro, atrai bactérias que causam o mau odor. Existem muitos antitranspirantes que também são desodorantes, mas são poucos os desodorantes que também são antitranspirantes.

 

suvaco-800x500

 

Estes produtos podem causar muitas doenças, não só o câncer, mas também outros problemas muito graves, como o misterioso Alzheimer por exemplo. O Alzheimer é uma doença degenerativa senil que prejudica o bom funcionamento do cérebro em pessoas com mais de 50 anos, e acredita-se que essa terrível doença que causa perdas cognitivas, de memória e até a morte, possa ter como uma de suas causas, a contaminação por alumínio.

Por fim existem muitas pessoas com alergias ao alumínio. Essas alergias são causadas por sais de alumínio, cloridrato de alumínio e cloreto de alumínio ou qualquer derivado dele.
 
O perigo dos parabenos

Os parabenos são produtos químicos que são usados como aditivos ou conservantes que também são utilizados em desodorantes e antitranspirantes. A absorção de parabenos é ainda mais perigosa que a de alumínio, inclusive fazendo com que a comissão europeia para política dos consumidores tenha reduzido a quantidade de parabenos permitida em cosméticos. Um estudo, conduzido em 2004, foi publicado na revista Journal of Applied Toxicology e assinado por pesquisadores da University of Reading, na Grã-Bretanha (GB), indicando que foram encontrados muitos resíduos de parabenos em tecidos mamários com tumores que foram retirados de pacientes que usavam este tipo de desodorante na Europa. Mesmo necessitando-se de mais pesquisas, é bom evitar o uso excessivo e prolongado de antitranspirantes e desodorantes com alumínio e parabeno, para evitar problemas graves de saúde, decorrentes desses produtos químicos.
 
Desodorantes sem alumínio e parabenos

Para a sorte de nós consumidores existem já no mercado produtos com bons preços e sem esses perigosos produtos químicos. Para encontrar esses produtos você pode ler na embalagem qual é a composição desses desodorantes e se eles têm ou não alumínio e parabenos. Porém caso você não tenha tempo para isso temos uma lista de produtos livres desses componentes.
 
Lista de desodorantes sem alumínio e parabenos

  • Nivea Energy Fresh
  • Adidas Pure Lightness
  • Adidas Fruity Rhythm
  • Nivea Fresh Natural
  • Nivea Sensitive Pure
  • Adidas Ice Dive masculino
  • Adidas Fair Play masculino

 
Alternativa caseira

Existe uma receita muito simples para substituir os produtos industrializados, é uma espécie de desodorante caseiro. Basta pegar bicarbonato de sódio e água e misturar bem. Passe onde você normalmente passa o desodorante. Se quiser você pode misturar alguma essência junto. Esse desodorante natural tem efeito por um dia inteiro sem deixar cheiro algum caso não esteja misturado com nenhuma essência.