Parafina no cabelo

 

Falara rapaziada, como está essa força? Espero que bem! Hoje vamos trazer um assunto diferente, mas relacionado com o que nós estamos abordando ultimamente. Como vocês perceberam, está rolando na página bastantes dicas e cuidados com os cabelos, e isso tem gerado um feedback bacana pra nós, estão vamos continuar.

O conteúdo abaixo traz um alerta para o pessoal que sai comprando os produtos sem ler a sua composição, comprando apenas guiado pelo resultado que ele promete. Dessa vez iremos falar sobre a parafina. Confere ai que está banca!

 

Parafina no cabelo

A parafina é um derivado do petróleo e pode ser encontrada, principalmente, em condicionadores e finalizadores para os cabelos. Ela está presente na composição dos cosméticos com nomes diferentes como Paraffinum Liquidum (Parafina Líquida).

A parafina dá uma sensação de hidratação, emoliência e nutrição, coisa que todo mundo procura para os seus fios, porém, a parafina dá somente uma sensação mesmo, um efeito que é passageiro, que dura pouco e não tem resultado eficaz. A única coisa que a parafina realmente faz no cabelo é formar uma película protetora.

A parafina formar uma película protetora no cabelo pode até parecer bom, porque quer dizer que os cabelos estão protegidos das agressões externas, no entanto, a parafina também evita que os tratamentos feitos nas madeixas deem resultados.

Na realidade, o cabelo fica protegido das agressões externas e dos tratamentos capilares, após várias aplicações do produto com parafina.

 

Usar produtos com parafina para o cabelo é necessário?

Quando um produto com parafina é aplicado no cabelo ressecado e quebradiço, instantaneamente os fios ficam macios e disciplinados. Somente com isso, podemos dizer que o uso de produtos com parafina é muito importante, entretanto, com o passar do tempo e uso de máscaras, condicionadores e finalizadores com parafina, o cabelo começa a ficar opaco e pesado.

A utilização prolongada dos produtos com parafina faz cabelo começar a ficar quebradiço e o crescimento prejudicado. O que acontece na realidade é que a película protetora formada pela parafina não deixa mais nada entrar nos cabelos e por mais que você lave e tente usar outros produtos, nada vai adiantar muito.

A parafina não sai dos fios, porque os derivados de petróleo não são solúveis na água. Para retirar a parafina dos cabelos é necessário usar um xampu anti-resíduos e apostar em outros produtos realmente bons para os cabelos. Deste jeito, os fios poderão respirar e o folículo piloso voltará a absorver os melhores tratamentos.

 

Produtos sem parafina

No mercado é possível encontrar alguns produtos livres de parafina que também deixam os fios macios e domados, mas para encontrá-los é preciso pesquisar em supermercados, salões de beleza e outros estabelecimentos que trabalham com produtos capilares, e também na internet.

São poucas empresas que investem em produtos sem parafina, porque, para elas é muito mais fácil apostar em produtos com efeito imediato, pois, não é caro trabalhar com derivados do petróleo, mas as empresas devem mudar esse conceito e investir em produtos que não tenham em sua composição a parafina.

Portanto a parafina no cabelo serve para protegê-los das agressões externas, pois, forma uma película protetora, entretanto, essa película também protege os fios dos outros produtos capilares e dos mais variados tratamentos, fazendo com que as madeixas fiquem opacas, quebradiças e parem de crescer.